Translate

domingo, 6 de maio de 2012

Como Degustar um bom vinho. Primeira parte.


          Degustar um vinho, como qualquer habilidade, uma degustação responsável requer uma combinação de técnica e experiência. Quanto mais você pratica, melhor você se torna.
          Segundo o Enólogo Francês Emile Peynaud, para degustar um vinho é necessário submete-lo aos nossos sentidos, analisando atentamente.
          Nem todos os vinhos merecem ser cuidadosamente analisados. Se você estiver bebendo um Liebfraumilch Alemão (aquele famigerado vinho da garrafa azul) em copos de plasticos, numa festinha sem compromisso, qualquer tentativa de degustação a sério será um esforço perdido e uma atitude esnobe.
          Paredes e mesas brancas para poder apreciar o vinho num ambiente os Degustadores Profissionais preferem uma sala de iluminação natural, livre de odores, o mais neutro possível, tornando a analise mais precisa.
                                                           Exame Visual
          O primeiro passo no exame de um vinho é o visual. Preencha a taça com cerca de 1/3 de sua capacidade e nunca com mais da metade desta capacidade.
          Segure a taça pela base. Isto pode no inicio, parecer embaraçador, más há boas razões para tal: segurar a taça pelo corpo esconde o liquido de sua visão, impressões digitais atrapalham a visão.
          O calor de sua mão, altera a temperatura do vinho.
          Exame Visual  parte 2
                                                                                                                Analise visual:
          Cor, suas nuances;  Intensidade;   Limpidez;  Formação de lágrimas.
          A verdadeira cor, com suas matizes de tonalidades, é melhor julgada inclinando-se a taça, olhando o vinho a partir da borda, observando-se as variações de tonalidades existentes no líquido;
          Ainda com a taça inclinada, aproveite para avaliar o anel periférico. Quanto mais maduro estiver o vinho, mais aquoso será o anel periférico.
Tim tim.







Nenhum comentário:

Postar um comentário